Os Cowboys de Leningrado Vão para a América (Leningrad Cowboys Go America)

"Os Cowboys de Leningrado Vão para a América" (1989) é dirigido por Aki Kaurismäki e foi o primeiro filme dos Leningrad Cowboys (banda finlandesa que mistura música folclórica com rock'n'roll). O filme mostra um grupo de músicos russos que, por cômicas injunções do destino, começa a tocar rock’n’roll e deixa a fria estepe soviética para tentar o estrelato no Estados Unidos. O choque cultural torna-se hilário e não podia se esperar algo diferente dos Leningrad Cowboys.

A banda é notória na Finlândia natal (onde emprestam nome a uma marca de cerveja, de telefone celular e de vodka), os Leningrad Cowboys se auto-proclamam “a pior banda de rock’n roll do mundo”. Mas ao vivo a banda desmente isso. Ótimos músicos, extremamente performáticos no palco e fazem shows daqueles com "S" maiúsculo e tudo isso com muito humor.

Incorporando antigos ícones da banda do Exército Vermelho russo e adotando vestuário baseado no visual punk, os componentes do grupo têm por característica o uso de gigantescos e pontiagudos topetes e botas de longos bicos. E não se engane se pensa que eles só misturam folclore finlandês, até porque eles podem surpreender com uma música mexicana em inglês com sotaque mexico-finlandês. Além das músicas folclóricas, o repertório surpreende com clássicos do rock em versões bem peculiares, como por exemplo a versão deles para “Stairway to Heaven”.

O grupo está presente nas trilhas e como protagonista de outros filmes do mesmo diretor, como Leningrad Cowboys Meet Moses e o filme/show Total Balalaika Show.






  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget