Doctor Who - Segundo Doutor



O segundo ator a interpretar o Doutor na série "Doctor Who" foi Patrick Troughton. Troughton foi escolhido pelo produtor devido a sua extensa carreira e versatilidade. Sua carreira iniciou em telefimes, dois deles baseados em obras de Shakespeare (Hamlet e Rei Lear) e uma ficção científica chamada R.U.R. No cinema começou em 1948, no filme "Escape" num papel pequeno, mas que curiosamente trazia dentre seus principais personagens o ator William Hartnell, o primeiro Doutor. Após uma carreira incluindo séries e filmes como Hamlet (1948), A Profecia (1976), Simbad e o Olho do Tigre (1977), etc, seria a vez de substituir o velho e doente Hartnell no papel do icônico e já consagrado personagem principal de "Doctor Who".


Através do conceito inovador criado para a série de que o Doutor podia se "renovar", ou seja, poderia se regenerar transformando-se em outro corpo com nova personalidade, porém mantendo sua memória, Troughton pode interpretá-lo à sua maneira. Sydney Newman havia sugerido que o novo Doutor poderia ser dado a mímicas, algo que Troughton incorporou não literalmente, mas na sua forma de interpretá-lo. Segundo o produtor Innes Lloyd, Hartnell aprovou desde o início a escolha de seu substituto, dizendo: "Há apenas um homem na Inglaterra, que pode assumir, e esse é Patrick Troughton".


Diferentemente de William Hartnell, que antes de "Doutor Who" era estigmatizado por personagens durões no cinema e teve que deixar a série por motivos alheios a sua vontade, Troughton buscava a versatilidade e não ficar estereotipado por um único papel. Aliado a isso, no fim de 3 anos no papel e com um cronograma cansativo na série (na época, de 40 a 44 episódios por ano), ele decidiu abandonar o papel de Doutor por vontade própria. Um exemplo de sua versatilidade em "Doctor Who" está no arco 40 "Enemy of the world" quando Troughton faz tanto o papel de Doutor quanto o do vilão Salamander.


Troughton foi o primeiro Doutor a ter seu rosto aparecendo na abertura dos episódios e ficou no papel de 1966 a 1969, quando, no arco 50, "The war games", o Doutor regeneraria novamente, dando lugar ao terceiro Doutor.




Arcos do segundo Doutor

030     The Power of the Daleks
031     The Highlanders
032     The Underwater Menace
033     The Moonbase
034     The Macra Terror
035     The Faceless Ones
036     The Evil of the Daleks

037     The Tomb of the Cybermen
038     The Abominable Snowmen
039     The Ice Warriors
040     The Enemy of the World
041     The Web of Fear
042     Fury from the Deep
043     The Wheel in Space

044     The Dominators
045     The Mind Robber
046     The Invasion
047     The Krotons
048     The Seeds of Death
049     The Space Pirates
050     The War Games



  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget