Batman

Pelas mãos do artista Bob Kane e do escritor Bill Finger, o personagem Bat-Man (Homem-Morcego) surgiu pela primeira vez na revista em quadrinhos norte americana Detective Comics número 27, em 1939. Sua identidade secreta era Bruce Wayne, um rico playboy americano, filantropo e proprietário da Wayne Enterprises, que quando criança, testemunhou o assassinato de seus pais e passou a treinar mente e corpo até sua fase adulta para combater o crime na ficcional cidade de Gotham.

Desde sua primeira aparição, Batman foi adaptado para diversos meios de comunicação, como cinema, rádio, TV e games, bem como vários itens de merchandising, se tornando através dos tempos um das maiores ícones da cultura pop e com uma das maiores franquias já existentes. Nisso pode-se destacar um ponto interessante em Batman. Apesar de sempre buscar-se manter aspectos iconográficos e o cerne do personagem, ele talvez tenha sido o personagem que mais teve variações de estilo. Indo desde aventuras cômicas e infantis até uma formatação mais adulta e violenta, sendo retratado de diversas formas e por diversos meios através dos tempos.



Desde os anos 40, já surgiriam os membros-chave da "família morcego" como Robin, Alfred e o amor da vida de Wayne, Selina Kyle. Também foi nessa época que Batman receberia sua própria revista e veríamos pela primeira vez seu inimigo o Coringa. Mesmo tendo sido criado na esteira do sucesso de Super-homem, Batman se diferenciava deste e de outros super-heróis da DC nascidos nos anos 30 e 40, por ter seu estilo mais sombrio. Porém as histórias de Batman ficariam um tanto "estranhas" nos anos 1950, onde o herói se tornaria uma estrela de ficção científica improvável, lutando regularmente contra alienígenas e robôs. Enquanto isso a família foi crescendo à medida que vários personagens eram adicionados aos quadrinhos, incluindo Batwoman, Batgirl, um diabinho mágico chamado Bat-Mite (no Brasil "Bat Mirim") e até mesmo Ace, the Bat-Hound, um cão que lutava contra o crime e usava máscara. Também foi nessa época que um livro popular chamado Seduction of the Innocent vinculou quadrinhos e delinquência juvenil, levando a pedidos de censura. E apesar dos quadrinhos da DC serem bem mais suaves que os de terror sangrentos das outras editoras, houve uma campanha de "limpeza" na DC para alguns dos personagens. O que sem dúvida foi bastante prejudicial para Batman. Para citar um exemplo, até mesmo Selina Kyle (Mulher-Gato), cujo vestido tinha uma fenda até a coxa, foi vista como algo problemático e foi retirada das aventuras.


Mas foi na década de 60 que Batman teria sua popularidade revigorada. Nos quadrinhos ele seria parte fundadora da "Liga da Justiça" e também receberia uma repaginada em suas próprias aventuras. As mudanças incluíram o símbolo oval amarelo ao redor do morcego em seu peito e um novo Batmóvel. Batwoman, Ace e Bat-Mite foram aposentados e o foco voltou-se para os crimes e as histórias de detetive. Criminosos clássicos como o Charada e o Espantalho, que não eram vistos desde os anos 1940, foram reintroduzidos. Mas o maior sucesso de Batman naquela década viria em 1966, quando Batman ganharia uma série de TV bem colorida e até um tanto psicodélico estrelada por Adam West (Batman) e Burt Ward (Robin).
 
 
Na década de 70, deixariam-se de lado os excessos. Batman havia retornado à sua encarnação original: uma figura sombria assombrando Gotham à noite e causando medo nos criminosos. Foi a época da chegada de um dos vilões mais desafiadores de Batman, Ra's al Ghul. O Coringa seria reintroduzido agora como uma ameaça violenta e assassina. Mas na TV, em 1977, a série de animação "As Novas Aventuras do Batman" traria de volta as vozes de Adam West e Burt Ward dando vida aos personagens animados da Dupla Dinâmica.


A década de 80 foi uma revolução para os quadrinhos em geral, se voltando para o um lado dark, maduro e sofisticado, impulsionada pelo trabalho de escritores como Frank Miller, Chris Claremont e Alan Moore. O resultado foi um cenário promissor para um herói sombrio como Batman. Quadrinhos como "Batman: The Dark Knight", "Batman: Year One" e "The Killing Joke" foram verdadeiros best sellers de sua história quadrinística. Além disso, um grande número de fãs seria atingido quando o filme Batman de Tim Burton estreou em 1989. Estrelado por Michael Keaton no papel título e Jack Nicholson como o Coringa. Ao abraçar alguns dos momentos mais sombrios do personagem, o filme quebrou o recorde do fim de semana de estreia e se tornou o filme mais rápido a arrecadar 100 milhões de dólares. Seguiriam-se a ele então outros três filmes: Batman Returns (1992), Batman Forever(1995), Batman & Robin(1997).


Em 2005, seria iniciado um novo legado live action para Batman quando Christian Bale estrelou Batman Begins, filme dirigido por Christopher Nolan. Batman Begins explorou as origens do Cavaleiro das Trevas com uma visão de Nolan mais fundamentada que os filmes dos ano 90, refletindo aspectos da sociedade de hoje e mostrando a emergência de Batman como uma força do bem em Gotham City. Essa nova definição cinematográfica seria a base para duas sequências de Nolan: The Dark Knight (2008) e The Dark Knight Rises (2012).


Em 2014, Batman ganharia uma nova versão live action em série. A série Gotham trazia a infância de Bruce Wayne ao lado de Jim Gordon. Atraindo assim um grande número de fãs que celebraram suas novas interpretações de personagens e a reinvenção criativa do próprio Bruce Wayne na cidade de Gotham. Enquanto isso, em 2016, o ator Ben Affleck assumiria o papel de Bruce Wayne no cinema, em Batman v Superman: Dawn of Justice ao lado de Henry Cavill como Superman e Gal Gadot como Mulher Maravilha. Affleck fez também uma pequena aparição como Batman em "Esquadrão Suicida" (2016) e reprisou seu papel em "Liga da Justiça" (2017), que reuniu a mundialmente famosa equipe de super-heróis no cinema pela primeira vez na história.


Por conta das comemorações de 80 anos do homem-morcego, em 2019, milhões de fãs pelo mundo participaram de ações com o "Bat-Sinal", exposições e promoções ligadas ao super-herói.


Em 2022 foi lançado The Batman, uma nova adaptação do personagem dirigido por Matt Reeves e trazendo Robert Pattinson no papel do homem-morcego em seu segundo ano de luta contra o crime. Como aconteceu no filme "Coringa" de 2019, o filme não pertence ao Universo Cinematográfico DC em vigência no momento.
 
_________________










  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget