Doctor Who - Sexto Doutor



Peter Davison, o quinto Doutor, deixaria de ser protagonista na série "Doctor Who" em 1984, quando assumiria em seu lugar outro estabelecido ator de televisão, Colin Baker. Na série, o Doutor passaria por um ciclo de regeneração conturbado, chegando ao ponto de tentar estrangular sua companheira de viagem, Peri. Nos primeiros momentos foi incapaz de reconhecer sequer o ambiente onde se encontrava. Essa instabilidade de humor parece ter sido explorada na escolha de suas roupas, que eram excessivamente coloridas.


Mesmo sendo emotivo e preocupado, sua personalidade era bem diferente de suas anteriores. Era egoísta, controlador, arrogante e tinha plena confiança de suas habilidades, elementos que afastavam a figura do Doutor humano e davam a ele um ar alienígena com inteligência superior.



Durante seu período como protagonista, houve uma mudança de formato na série. Depois do longo hiato de 1 ano e 6 meses após o arco "Revelation of the Daleks", a BBC resolveu fazer uma única história, "The Trial of a Time Lord", que pode ser definida em 4 partes e que totalizavam 14 episódios.


O ator foi prejudicado devido as mudanças, tanto na série quanto na BBC (incluindo um produtor geral que não gostava da programa e queria cancelá-lo); pelos roteiros que lhe eram dados e pela falta de oportunidade de ter mais temporadas para o desenvolvimento psicológico do personagem. Desta forma, Baker teve uma breve passagem em "Doctor Who" e teve que carregar por um bom tempo o título de "o Doutor mais antipático".


De qualquer forma, com a chegada de Mel (Bonnie Langford), uma programadora do século XX, como sua nova acompanhante, o personagem mudou um pouco seu lado extremamente dominante. E ao lado dela o sexto Doctor passou pelo processo de regeneração para o sétimo Doutor.




Arcos do sexto Doutor

136     The Twin Dilemma

137     Attack of the Cybermen
138     Vengeance on Varos
139     The Mark of the Rani
140     The Two Doctors
141     Timelash
142     Revelation of the Daleks

143     The Trial of a Time Lord
143-a   The Mysterious Planet
143-b   Mindwarp
143-c   Terror of the Vervoids
143-d   The Ultimate Foe



  • RSS

Doctor Who - Quinto Doutor


Em 1981, a série "Doctor Who" passaria por nova mudança de Doutor. Substituindo o quarto Doutor, (Tom Baker), entraria agora Peter Davison. Davison teve uma carreira bastante televisiva, voltada para séries e telefimes, tais como "Seres do Amanhã" (The Tomorrow People) e "Love for Lydia", programas que consolidariam a sua fama britânica. 



Dentre suas características principais, destaca-se a sua postura mais gentil, comparada a seu antecessor. Mantinha mais proximidade a seus companheiros de viagem, falando de seus sentimentos, desejos e medos. Lidava também de forma diferente, com seus inimigos, preferindo o diálogo à atuação física. Se vestia na cor bege, incluindo um longo casaco e colete com mangas e golas vermelhas, por vezes também usava um chapéu panamá com faixa vermelha. Mas talvez sua característica visual mais insólita fosse o uso de um aipo na lapela esquerda do casaco.


Em comemoração ao 20º aniversário da série foi produzido um especial que reuniu os cinco Doutores de até então. O quarto Doutor Tom Baker não aceitou participar, e por isso usaram apenas uma rápida imagem sua retirada de um arco que não havia sido exibido. Para substituir o primeiro Doutor, William Hartnell, falecido em 1975, foi chamado o ator Richard Hurndall.


Dizem que Davison foi aconselhado por Patrick Troughton, o segundo Doutor, a sair do papel após 3 anos. O que de fato ocorreu. Os produtores queriam estender seu contrato, mas Davison alegou não querer ficar estereotipado e assim, em 1984, o Doutor passaria por nova regeneração e seria substituído por Colin Baker, o sexto Doutor.


Em 2009 ele voltaria a aparecer num mini-episódio especial do décimo Doutor, David Tenant, intitulado “Time Crash”, onde, por conta de uma coincidência espaço-temporal, suas TARDIS se interpõem coexistindo no mesmo espaço-tempo. A relação entre os dois atores não se resume apenas a esse episódio, Tennant é casado com a filha de Davison, Georgia Moffet, a atriz que interpretou a filha do décimo Doutor, artificialmente criada a partir de seu DNA no episódio “The Doctor’s Daughter” em 2008.





 Arcos do quinto Doutor

116     Castrovalva
117     Four to Doomsday
118     Kinda
119     The Visitation
120     Black Orchid
121     Earthshock
122     Time-Flight

123     Arc of Infinity
124     Snakedance
125     Mawdryn Undead
126     Terminus
127     Enlightenment
128     The King's Demons

129     The Five Doctors (especial de 20 anos)

130     Warriors of the Deep
131     The Awakening
132     Frontios
133     Resurrection of the Daleks
134     Planet of Fire
135     The Caves of Androzani



  • RSS