Amityville


Em 1979 era lançado o filme "Horror em Amityville" (The Amityville Horror), o primeiro de uma série de longas baseados na fama da casa assombrada mais famosa do mundo. Situada na 112 Ocean Avenue, no vilarejo de Amityville, Nova York, a bela casa em estilo colonial holandês construída nos anos 20, foi palco dos assassinatos brutais de seis membros da família DeFeo. Assassinatos estes cometidos pelo filho mais velho, Ronald (conhecido como “Butch”). Os corpos foram encontrados em suas camas com tiros de rifle calibre 35 à queima roupa sem sinais de luta. Ronald foi condenado pelos crimes. Porém certas questões ficaram sem explicação, como por exemplo, como todos foram assassinados de bruços com um tiro nas costas e ninguém ouviu o barulho alto dos tiros de espingarda.


Ronald tinha brigas com seu pai e seus poucos amigos, era usuário de LSD e heroína e chegou a montar um assalto à concessionária da família. No dia seguinte ao cometimento dos crimes, fingiu não saber do ocorrido, até que por fim reconheceu a culpa. Ele teve como defesa a alegação de insanidade, onde seria neurótico e estaria sofrendo de distúrbio dissociativo, mas o psiquiatra da acusação mostrou que ele na verdade tinha um grau de psicopatia e estava consciente ao cometer os crimes. Ele por sua vez mudou algumas vezes sua versão para os assassinatos, causando mistério acerca da forma e do motivo do crime. Ronald chegou a dizer à polícia certa vez que cometeu os crimes por conta de vozes que escutava e que o ordenavam à matar sua família. Condenado, "Butch" não teve direito de herdar a casa e ela foi colocada à venda, que assim foi comprada pelo casal Lutz com seus três filhos. Porém a família abandonou o local pouco tempo depois, relatando que a casa tinha assombrações, vozes de espíritos, aparições nas paredes e crucifixos invertidos. Os relatos do casal foram descritos num livro escrito por Jay Anson. Ainda que os Lutz garantam que tudo era verdade, anos mais tarde, o advogado de Ronald disse que toda a história foi inventada por ele e pelo casal.

O filme de 1979 foi baseado no livro de Jay Anson, e se tornou um grande sucesso comercial arrecadando mais de 80 milhões de dólares nos Estados Unidos e se tornando um dos filmes independentes de maior bilheteria até a década de 90. Apesar de receber algumas críticas especializadas negativas, o filme é considerado por alguns estudiosos de cinema como um grande clássico do gênero de terror, tendo sua trilha sonora indicada ao Oscar e a atriz Margot Kidder indicada à Melhor Atriz no Saturn Award.


Após o sucesso de seu lançamento, seguiram-se uma série de sequências ao longo dos anos 80 até os anos 1990, por várias distribuidoras com produções para cinema ou lançamentos diretamente para vídeo. Em 2005 seria lançada uma refilmagem para cinema do primeiro filme. E em 2011 ressurgiria uma onda de filmes independentes de baixo custo inspirados nos acontecimentos de Amityville, mas só em 2017 seria lançado uma nova produção grande para cinema desde o remake de 2005, intitulada "Amityville: The Awakening".



Horror em Amityville
(The Amityville Horror)
Baseado no livro de 1977 escrito por Jay Anson, o filme foi lançado no dia 27 de julho de 1979 nos Estados Unidos. Na trama, após se mudarem para uma casa onde aconteceram terríveis assassinatos de uma mesma família, George, Kathy e seus filhos passam a viver uma forte experiência sobrenatural. As forças diabólicas que ali habitam perturbam a família e todos com quem se relacionam, inclusive o padre Delaney.



Amityville II: A Possessão
(Amityville II: The Possession)
Prequela de "The Amityville Horror" (1979), situado na 112 Ocean Avenue, mas com a família fictícia Montelli vagamente baseada na família DeFeo.



Amityville III: O Demônio ou Pesadelo Mortal – Amityville 3
(Amityville 3-D. também conhecido como: Amityville III: The Demon)
Na onda de filmes lançados em 3-D no início dos anos 80, esse foi o único filme da Orion Pictures a ser filmado em 3-D.
Devido a uma ação judicial entre a família Lutz e Dino De Laurentiis sobre o enredo não envolver a família Lutz, Amityville 3-D não foi chamado de sequência. No entanto, o filme faz referência à história original do Horror em Amityville. O personagem de John Baxter é vagamente baseado em Stephen Kaplan, que na época estava tentando provar que a história de Lutz era uma farsa.



Amityville 4: A Fuga do Mal
(Amityville 4: The Evil Escapes)
Lançado em 12 de maio de 1989 como telefilme pela NBC. Única sequência de Amityville baseada em um livro da série principal. O filme foi inspirado no livro "Amityville: The Evil Escapes" de John G. Jones, que foi publicado em 1988. "Amityville: The Horror Returns" também iria ao ar na NBC, mas o filme nunca foi feito.



Amityville 5: A Maldição de Amityville
(The Amityville Curse)
Lançado diretamente em vídeo em 1990, na trama um casal compra a casa de Amityville e pedem a ajuda de três amigos para reformá-la. Logo, todos se vêem rodeados por fantasmas, insetos venenosos e aparições demoníacas.
Baseado no livro "The Amityville Curse" de Hans Holzer



Amityville 6: Uma Questão de Hora
(Amityville: It's About Time)
Lançado diretamente em vídeo pela Republic Pictures Home Video. Na trama um relógio do século XV que pertenceu a Gilles de Rais, um assassino de crianças, vai parar na casa de uma família. Sem saber da origem do objeto, a família imediatamente o coloca em um local de destaque na sala de estar. Só que o relógio é a ligação com uma velha e demoníaca casa, o que faz com que logo quase todos ao seu redor sejam afetados por seus maléficos poderes.



Amityville 7: Uma Nova Geração
(Amityville: A New Generation)
Lançado diretamente em vídeo em 1993, o filme foi inspirado no livro "Amityville: The Evil Escapes" de John G. Jones, que foi publicado em 1988.



Amityville 8: A Casa Maldita
(Amityville Dollhouse)
Lançado diretamente em vídeo, na trama homem encontra casa de brinquedo vitoriana, réplica perfeita da casa maldita de Amityville, e sem saber da maldição que cerca a casa verdadeira, dá de presente para a filha. É quando a família começa a mergulhar num pesadelo do mais puro terror.



Horror em Amityville
The Amityville Horror (2005)
Remake produzido para o cinema do filme homônimo de 1979, que, por sua vez, foi baseado no livro The Amityville Horror, escrito por Jay Anson e lançado em 1977.



A Assombração de Amityville
The Amityville Haunting (2011)
Lançado diretamente em vídeo. Com o slogan "A família não sobreviveu. Mas as gravações sim.", ele alega ser baseado em "imagens reais encontradas que documentam as experiências horripilantes de uma família que se mudou para a infame casa mal-assombrada". Embora o cartaz tenha as tradicionais janelas de um quarto de volta e o telhado gambrel da 112 Ocean Avenue, eles nunca são vistos na tela.



O Hospício de Amityville
The Amityville Asylum (2013)
Lançado diretamente em vídeo, o filme foi lançado na Alemanha em 2013 em Blu-ray e DVD pela Paragon como "The Nesting 2: Amityville Asylum".



Amityville: A Casa da Morte
Amityville Death House (2015)
Lançado diretamente em vídeo, o filme segue a tendência de filmes baseados no The Amityville Horror, tendo pouco ou nada a ver com os eventos do livro e usando apenas o local e os assassinatos de DeFeo e a casa da Ocean Avenue 112 como um pontos da trama.



Teatro Amityville
The Amityville Playhouse (2015) ou The Amityville Theater
Com distribuição limitada nos cinemas, este filme é vagamente baseado no The Amityville Horror, apenas usando o local como um ponto de enredo. Em vez da habitual casa Ocean Avenue, trata-se de um cinema assombrado em Amityville.



Amityville: Ponto de Fuga
Amityville: Vanishing Point (2016)
Lançado diretamente em vídeo. A lenda de Amityville vive quando um morador de uma pensão local morre em circunstâncias misteriosas. Suas duas melhores amigas, Brigitta e Bermuda, a irmã de Bermuda, Sentinel, e a dona da pensão, Ernie, estão absolutamente arrasadas. Isso não é ajudado pela chegada de um detetive excêntrico e crasso que nunca tira sua roupa de caubói, Hank Denton. A tensão aumenta quando as garotas começam a suspeitar que sua amiga Margaret ainda esteja viva; e como o comportamento do detetive se torna mais fora de controle, a própria casa pode muito bem estar se voltando para seus moradores.



O Legado de Amityville
The Amityville Legacy (2016)
Lançado diretamente em vídeo, o filme se situa 40 anos após os assassinatos originais. Homenageia os filmes mais antigos de Amityville da série original, em particular, It's About Time, A New Generation e Amityville Dollhouse.



Amityville: O Terror
The Amityville Terror (2016)
Lançado diretamente em vídeo, o filme acontece na famosa cidade de Amityville, em Long Island, mas não se centra necessariamente em torno do incidente da vida real baseado em Long Island. Estima-se que tenha sido feito com um orçamento de US$ 500.000.



Amityville: Sem Saída
Amityville: No Escape (2016)
Lançado diretamente em vídeo. Grupo de estudantes universitários vai para os bosques profundos da cidade mais assombrada da América para entender melhor o medo - e eles o encontraram.



Exorcismo em Amityville
Amityville Exorcism (2017)
Lançado diretamente em vídeo. Uma família deve confiar em um padre misterioso quando uma força demoníaca, ligada a assassinatos de décadas em sua casa, possui sua filha.




A Noite Sem Fim
Amityville Prison (2017) ou Against the Night
Com distribuição limitada nos cinemas. Nove amigos começam a desaparecer um após o outro em uma prisão abandonada em que se infiltraram para fazer vídeos.



Amityville: O Despertar
Amityville: The Awakening (2017)
Com distribuição limitada nos cinemas. Continuação de 'Horror em Amityville' (2005)



Amityville: A Estrada Assombrada
Amityville: Mt. Misery Rd. (2018)
Lançado diretamente em vídeo. Casal viaja por estrada que é assombrada por histórias lendárias de criaturas como Mothman e Hellhound e fantasmas de um velho abandonado.



Amityville: A Origem da Maldição ou Os Assassinatos de Amityville
The Amityville Murders (2018) ou The Amityville Murders: A Haunting on Long Island
Com distribuição limitada nos cinemas. Prequela mostrando a tragédia ocorrida antes dos eventos de 'Horror em Amityville' (1979)



Ilha Amityville
Amityville Island (2020)
Lançado diretamente em vídeo. Um sobrevivente amaldiçoado pelos assassinatos na casa de Amityville leva o mal a uma pequena ilha onde são realizadas experiências genéticas bizarras em seres humanos e animais. Aparentemente, uma sequência solta de Amityville Exorcism (2017).



_______



  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget