Doctor Who - Décimo segundo Doutor


Matt Smith, ator que representava o décimo primeiro Doutor, anunciou sua saída da série Doctor Who em 1 de junho de 2013 e mesmo antes da regeneração de seu Doutor para o Décimo segundo, a escolha do novo ator gerou burburinho. Após muita especulação, foi revelado no dia 4 de agosto, durante uma transmissão ao vivo e simultânea no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália, "Doctor Who Live: The Next Doctor", que o novo ator seria Peter Capaldi. O personagem não havia sido interpretado por um ator tão velho desde as primeiras temporadas nos anos 60 e isso já deixou os fãs da série ainda mais apreensivos. Aos 55 anos de idade, Capaldi tem a mesma idade de William Hartnell (o primeiro Doutor) quando foi escalado para a série.


Capaldi já havia aparecido em outros papéis na franquia Doctor Who. Ele retratou Lucius Caecilius Iucundus num episódio de 2008 e atuou em 5 episódios da série spin-off Torchwood em 2009. Outro fato curioso que gerou brincadeiras na mídia sobre sua ligação com o nome "Doctor", foi que de 2005 à 2012, Capaldi atuou na série de comédia política "The Thick of It" onde fazia um "Spin Doctor", termo usado para denominar um especialista em assessoria de imprensa, relações públicas e comunicação política.


Capaldi fez sua primeira aparição no episódio especial de 50 anos "Day of the Doctor" como uma participação especial, assumindo o papel no episódio seguinte, "The Time of the Doctor". Seguindo numa oitava temporada que trazia não apenas a mudança do Doutor, mas aperfeiçoamentos técnicos, nova abertura e um tom diferente para a história. Pode-se dizer que foi pensado como um restart para a série, desde o conceito de que o Doutor chegara ao limite de regenerações, mas havia recebido uma "recarga" dos "Senhores do Tempo" propiciando toda uma nova saga aberta inclusive a futuras regenerações.


O décimo segundo Doutor usa roupas mais sóbrias, é rabugento e irritadiço, sem muita ingenuidade e até implicante em diversas situações delicadas e dessa forma acaba convencendo mais dos seus mais de 2.000 anos vividos. Algo semelhante à personalidade do primeiro Doutor interpretado por William Hartnell de 1963 a 1966. Ou seja, bem diferente do décimo primeiro Doutor com aparência jovem que acabava tendendo muito mais ao romance. Dessa forma sua relação com Clara (companheira de viagens herdada de sua encarnação anterior) também mudou bastante.


Apesar do medo dos fãs em relação à mudança de idade do ator, o décimo segundo Doutor tem sido bem aceito e elogiado, inclusive pela interação de Capaldi com a atriz Jenna Coleman no papel de Clara que parece ter desenvolvido bem mais sua atuação ao lado do ator.





8ª Temporada

Into the Dalek
Robot of Sherwood
Listen
Time Heist
The Caretaker
Kill the Moon
Mummy on the Orient Express
Flatline
In the Forest of the Night
Dark Water4
Death in Heaven

9ª Temporada

Last Christmas - especial de Natal 2014
Prequel - mini-episódio prólogo lançado na Internet
The Doctor's Meditation - mini-episódio prólogo de "The Magician's Apprentice"   
The Magician's Apprentice
The Witch's Familiar
Under the Lake
Before The Flood
The Girl Who Died
The Woman Who Lived
The Zygon Invasion
The Zygon Inversion
Sleep No More
Face The Raven
Heaven Sent
Hell Bent
The Husbands of River Song - especial de Natal 2015


10ª Temporada

The Return of Doctor Mysterio - especial de Natal 2016

  • RSS