Star Trek - Jornada nas Estrelas


Iniciada na série de televisão de 1966 a franquia Star Trek, ou como foi chamada no Brasil "Jornada nas estrelas", é uma das mais famosas e cultuadas do cinema e TV.
Suas aventuras mostram humanos e alienígenas que servem na Frota Estelar, uma armada pacífica que serve a Federação Unida dos Planetas. 


Jornada nas Estrelas
Star Trek (1966-1969)
A série clássica estreou na NBC em 8 de setembro de 1966 e trazia as aventuras da nave estelar USS Enterprise numa missão de cinco anos cuja abertura já dizia "para ir audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve". Era estrelada por William Shatner como o Capitão James T. Kirk, Leonard Nimoy como Spock, DeForest Kelley como Dr. Leonard McCoy, James Doohan como Montgomery Scott, Nichelle Nichols como Uhura, George Takei como Hikaru Sulu e Walter Koenig como Pavel Chekov. Após três temporadas foi cancelada e seu último episódio foi ao ar em 3 de junho de 1969. Originalmente apresentada apenas como "Star Trek", recebeu atualmente o nome de" Star Trek: The Original Series", para diferenciar-se de suas sequências de filmes e séries que se seguiram.


Jornada nas Estrelas: A Série Animada
Star Trek Animated (1973-1974)
Produzida pela Filmation essa série de animação teve duas temporadas de 1973 até 1974. A maior parte do elenco original da série clássica fez a voz de seus personagens. Mesmo tendo sido sancionada pela Paramount, que se tornou dona da franquia após a aquisição da Desilu em 1967, Roddenberry forçou a Paramount a parar de considerá-la um cânone para a franquia, mesmo ele estando envolvido na produção. Apesar disso, elementos da série animada foram usados por roteiristas em séries e filmes seguintes e, em junho de 2007, passou a ser incluída no site oficial da franquia.


Jornada nas Estrelas: O Filme
Star Trek: The Motion Picture (1979)
Após o cancelamento da série original, este foi o primeiro longa-metragem da franquia Star Trek e é estrelado por todo o elenco original da série de TV da década de 1960. O filme se passa no século XXIII quando um alienígena misterioso e imensamente poderoso chamado V'Ger aproxima-se da Terra, destruindo tudo em seu caminho. O almirante James T. Kirk volta para o comando de sua antiga nave estelar, a recém reformada USS Enterprise, com o objetivo de liderar uma missão para salvar o planeta e determinar as origens de V'Ger.


Jornada nas Estrelas: A ira de Khan
Star Trek II: The Wrath of Khan (1982)
Neste filme, pela primeira vez, um episódio de TV ganhava uma continuação para o cinema. O episódio de 16 anos antes era "Space Seed", onde toda uma tripulação era encontrada em animação suspensa pela equipe da Enterprise e um tripulante retoma sua consciência. Este era Khan. Com grande força e inteligência, ele tenta tomar o poder da nave e retirar seus companheiros do sono de séculos. Na trama do filme "A Ira de Khan", haviam se passado vinte anos desde esses eventos da série com o personagem. Quando Chekov (Walter Koenig) parte em missão para o planeta Ceti Alpha V, é capturado pelo vilão e infectado para seguir seus comandos.


Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock
Star Trek III: The Search for Spock (1984)
Dirigido por Leonard Nimoy e escrito e produzido por Harve Bennett, este é o único filme de Star Trek com o nome de um personagem principal no título. Mesmo nos programas de TV, poucos tiveram esse privilégio. Na trama o comandante James T. Kirk derrotou seu arqui-inimigo, mas a grande custo. Seu amigo Spock aparentemente foi assassinado, a USS Enterprise está sendo destruída e o Dr. Leonard McCoy ficou doente. O comportamento estranho de McCoy é uma evidência de que ele está abrigando o "katra" de Spock e Kirk tenta levar a Enterprise de volta ao planeta Gênesis para encontrá-lo. Rejeitado, Kirk toma uma decisão dramática que resulta em uma guerra mortal com os Klingons.


Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa
Star Trek IV: The Voyage Home (1986)
Novamente dirigido por Leonard Nimoy, este foi o quarto filme da franquia e trouxe um enredo com uma mensagem ambientalista e sem um vilão definido. Em sua trama os antigos oficiais da USS Enterprise estão vivendo em exílio no planeta Vulcano, então roubam uma nave estelar quando recebem um chamado de socorro planetário vindo da Terra, informando que uma sonda, controlada por uma entidade alienígena, entrou na órbita do planeta e está evaporando os oceanos. O capitão Kirk, Spock e o resto da tripulação viajam no tempo para recuperar as baleias já extintas para que elas respondam ao chamado da entidade.



Jornada nas Estrelas: A Nova Geração
Star Trek: The Next Generation (1987-1994)
Se passando no século XXIV, quase 100 anos após os eventos da série original, o programa apresentou uma nova tripulação e uma nova nave estelar Enterprise. A Federação passou por grandes mudanças e maior complexidade em seus métodos de exploração espacial, especialmente nos relacionados à Primeira Diretriz. O Império Klingon e a Federação cessaram hostilidades e se tornaram aliados, com os Romulanos e os Borg assumindo o papel de grandes vilões. O programa segue as aventuras da tripulação da USS Enterprise (NCC-1701-D) a quinta nave da federação a possuir este nome, comandada pelo Capitão Jean-Luc Picard.


Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira
Star Trek V: The Final Frontier (1989)
Seguido o exemplo de seu companheiro de elenco Leonard Nimoy, que dirigiu os dois filmes anteriores, desta vez a direção ficou a cargo de William Shatner. No enredo inicial de Shatner, Sybok procura por Deus mas acaba encontrando um ser alienígena. Mas Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, não gostou, além de Nimoy e DeForest Kelley ficarem contra a ideia de que seus personagens, Spock e Leonard McCoy, se virariam contra Kirk. Após muitas revisões a fim de agradar o elenco e a Paramount Pictures, o estúdio iniciou as filmagens 1988 apesar de uma greve dos roteiristas ter atrapalhado a pré-produção.


Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida
Star Trek VI: The Undiscovered Country (1991)
Este é o sexto longa-metragem da franquia Star Trek e o último estrelado por todo o elenco original da série de televisão da década de 1960. Na trama, o Império Klingon, após a destruição de seu satélite natural Praxis, procura a paz com seu duradouro adversário, a Federação dos Planetas Unidos, enquanto a tripulação da USS Enterprise-A precisa desvendar uma conspiração militarista que ameaça o acordo de paz.


Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine
Star Trek: Deep Space Nine (1993-1999)
Spin-off de "Star Trek: The Next Generation", "Deep Space Nine" começou quando sua série irmã ainda estava no ar. Os personagens Miles O'Brien e Worf de "Next Generations", se tornaram personagens principais em "Deep Space Nine". Diferente de outras séries de Star Trek, Deep Space Nine se passa em uma antiga estação espacial Cardassiana e não em uma nave estelar. Depois dos Bajorianos terem se libertado da longa e brutal Ocupação Cardassiana, a Federação Unida dos Planetas é convidada pelo Governo Provisório Bajoriano a administritar conjuntamente a estação, que, originalmente, orbitava Bajor. A estação é renomeada Deep Space Nine. A série foi a primeira a a ter um protagonista negro em Star Trek. No caso, o ator Avery Brooks interpretou Benjamin Sisko, o oficial comandante da estação espacial "Deep Space Nine". Um dos episódios marcantes da série foi quando Sisko se encontrou com Kirk em pessoa e a antiga Enterprise voltou a aparecer. Este episódio comemorou os 30 anos da Série.


Jornada nas Estrelas: Generations
Star Trek Generations (1994)
Este foi o primeiro longa a ser estrelado pelo elenco da série "Star Trek: The Next Generation", mas não só, destaca-se na trama que há a presença de Kirk fechando sua história em toda a franquia. Na aventura, o capitão Jean-Luc Picard e sua tripulação tentam impedir que o cientista Tolian Soran destrua um planeta inteiro para poder entrar em um universo paralelo.


Jornada nas Estrelas: Voyager
Star Trek: Voyager (1995-2001)
Esta nova série seguia as aventuras da nave estelar USS Voyager, que se perde no Quadrante Delta, 70.000 anos-luz da Terra, enquanto perseguiam uma nave Maquis. As tripulações de ambas as naves se unem a bordo da Voyager para fazer a viagem de 75 anos de volta para casa. Destaca-se na série que foi a primeira a usar computação e eliminar todos modelos usados para as filmagens de exteriores, embora o departamento de arte de Star Trek continasse a usar modelos por achar que davam mais realismo as cenas. Outro ponto marcante foi ter a primeira mulher capitã de Star Trek, Kathryn Janeway, interpretada pela atriz Kate Mulgrew.


Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato
Star Trek: First Contact (1996)
Neste o oitavo longa-metragem da franquia Star Trek e o segundo a ser estrelado pelo elenco da série "Star Trek: The Next Generation", a tripulação da USS Enterprise-E viaja no tempo de volta ao século XXI para salvar o futuro depois dos Borg terem conquistado a Terra e alterado a linha temporal. Neste longa o papel do personagem Jean-Luc Picard, o capitão da USS Enterprise-E fez referência ao episódio "The Best of Both Worlds" de "Star Trek: The Next Generation" e seu tormento pelo tempo passado dentro da Coletividade Borg.


Jornada nas Estrelas: Insurreição
Star Trek: Insurrection (1998)
Neste nono longa da franquia Star Trek, a tripulação da USS Enterprise-E rebela-se contra a Frota Estelar depois de descobrir que existe uma conspiração com uma espécie chamada son'a para roubar o planeta da pacífica espécie ba'ku. 


Jornada nas Estrelas: Enterprise
Star Trek: Enterprise (2001-2005)
Esta série se passa em um momento da história diferente das outras séries da franquia. No ano de 2151, quando os terráqueos ainda estão dependentes da Terra e com pouco contato com o resto do universo. Ela segue assim as aventuras da primeira nave de dobra 5 da humanidade, a Enterprise, dez anos antes da criação da Federação Unida dos Planetas.


Jornada nas Estrelas: Nêmesis
Star Trek Nemesis (2002)
Último longa a estrelar o elenco da série "Star Trek: The Next Generation", o filme segue a missão dos tripoulantes da nave estelar USS Enterprise-E, enquanto são forçados a lidar com uma ameaça à Federação Unida dos Planetas vinda de um clone do Capitão Picard, chamado de Shinzon, que tomou o controle no Império Estelar Romulano após um golpe.


Star Trek
Star Trek (2009)
Produzido como um reboot apresentando os personagens da série de televisão original interpretados por um novo elenco, o filme segue James T. Kirk e a tripulação da USS Enterprise enquanto combatem Nero, um romulano do futuro que viajou no tempo com o objetivo de destruir a Federação dos Planetas Unidos. A história se passa em uma realidade alternativa, criada em uma tentativa de libertar o filme da continuidade já estabelecida da franquia enquanto simultaneamente preserva elementos das história originais. Mesmo com um novo ator no papel de Spock, o filme teve elementos da viagem que permitiram a participação do ator Leonard Nimoy em seu papel original.


Além da Escuridão - Star Trek
Star Trek Into Darkness (2013)
Nesta nova aventura que segue a realidade alternativa criada em "Star Trek" (2009), os tripulantes da Enterprise descobrem uma força terrorista dentro da sua própria organização. O capitão Kirk desafia as regras da Frota Estelar e lidera uma missão para capturar uma arma de destruição em massa. Destaca-se que o filme relembra Khan, personagem clássico da série e Leonard Nimoy novamente faz uma participação na produção.


Star Trek: Sem Fronteiras
Star Trek Beyond (2016)
Este é o terceiro longa estrelado pelo novo elenco na série reboot, onde temos na trama, a tripulação da USS Enterprise atacada e presa em um planeta desconhecido, precisando encontrar um modo de fugir e enfrentar Krall, um chefe militar que jurou vingança contra toda a Federação. Após uma aterrissagem forçada, a tripulação precisa deter uma raça alienígena hostil e o início de uma guerra galáctica.


Star Trek: Discovery
Star Trek: Discovery (2017-...)

Após um século de isolamento, a Federação e o Império Klingon entram em guerra, e as ações de uma oficial da Frota Estelar estão no centro do conflito. Nas viagens da nave estelar USS Discovery que usa uma nova tecnologia de viagens espaciais, a série acompanha a trajetória de Michael Burnham, uma humana criada por vulcanos, que tenta se reconectar com o seu lado emocional enquanto luta contra uma nova ameaça Klingon que na verdade foi desencadeado por um evento do qual ela mesma fez parte.

 

Star Trek: Picard
Star Trek: Picard (2020-...)
20 anos após a última aparição de Jean-Luc Picard em Star Trek: Nemesis (2002), o agora almirante está afetado pela morte de Data e pela destruição do planeta Romulus no filme Star Trek (2009). Mas apesar de aposentado e agora vivendo em um vinhedo de sua família, ele logo se envolve em novas e inesperadas aventuras.  

 




____________________________________



  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget