Algumas informações sobre embalagens para DVD e blu-ray

Estojo Amaray

Produzido pela Amaray, esse foi o primeiro estojo padrão para guardar DVD com duas presilhas na tampa para a colocação de encarte. Feito de plástico, inicialmente produzido na cor preta ou transparente, hoje em dia podemos encontrá-lo nas mais variadas cores, tanto para discos simples como para discos duplos e triplos pela inserção de uma bandeja interna. Muitas outras marcas atualmente produzem imitações que seguem o mesmo padrão Amaray.

Amaray simples

Amaray duplo ou triplo com uso de bandeja


 Estojo Scanavo

Criado pela Scanavo, a princípio, esse estojo é semelhante ao Amaray, mas é bastante odiado pelos colecionadores por ter encaixes para os discos muito mais rígidos que os do Amaray e prenderem excessivamente os discos ao ponto de oferecerem perigo às mídias no momento de retirá-las. Muitos alegam que tiveram seus discos trincados ao tentar soltá-los da embalagem. Outro diferencial é que a marca criou esses estojos para acomodarem pares de discos na suas bases plásticas, podendo ainda ter uma bandeja interna e assim chegar a ter até 6 discos num único estojo. Hoje em dia existem imitações "genéricas" desse padrão que podem ser bem melhores que a original, justamente por possuírem encaixes melhores e menos rígidos.




 


Amaray Megapacks
Posteriormente a Amaray criou uma nova linha de estojos para quantidades maiores de discos, intitulada Megapack, tendo estojos que iam de tamanhos diferentes podendo conter de 7 discos a 24 discos.




Luva O-ring

Sobrecapa simples de papel-cartão criada para envolver os estojos. Além de protegerem, podem agregar valor às edições simples, sendo por vezes mais bonitas que a arte do estojo interno.



Slipcase

Também chamadas de "luvas", mas em formato de caixa de papel com apenas uma lateral aberta para retirada da embalagem interna. Costumam ter dobras internas e serem mais resistentes e bonitas que as luvas simples O-ring.




Estojo Slim
Estojo que tem cerca da metade da espessura de um Amaray padrão, onde cabem no máximo dois discos bem justos. Usado mais nos Boxes de séries dentro de slipcases, mas por algum tempo a Fox chegou a lançar seu catálogo de filmes nessa embalagem isoladamente.





Snapcase

Padrão antigo de estojo para dvd usado pela Warner (não é mais fabricado). Parte dele era feito em papel-cartão e parte em plástico. Embora muitos reclamassem por ser de papel e por isso ser menos resistente, outros ainda consideram uma embalagem muito mais elegante que os estojos comuns totalmente em plástico no padrão Amaray.



Digipak

Geralmente utilizada em edições especiais para filmes e séries, tem como concepção uma ou mais bandejas de acrílico, (chamadas de digitray), coladas a uma base de papel-cartão que se dobra. Geralmente é apresentada dentro de um slipcase. As bandejas (digitrays) podem ser simples ou duplas.



Digistak

Bastante semelhante ao Digipak, a diferença é que, nesta forma de embalagem, as bandejas digitray não ficam todas coladas às abas de papel-cartão. Apenas a última fica colada na base enquanto as outras ficam sobrepostas e presas umas as outras pela lateral. Como se fossem páginas de acrílico de um livro.

Seu manuseio pode ser mais prático que o digipak quando se trata de uma edição com muitos discos, por exigir menos espaço para apoiar a embalagem aberta.


Da mesma forma que o digipak, costuma ser apresentado dentro de um slipcase.




Dvd Jewel Case ou Super Jewel Case

Bastante semelhante ao estojo de CD, mas com estrutura bem mais resistente e bem acabada. Apesar de muito pouco usada é um estojo de bastante beleza.





Estojos ecológicos
Semelhante ao Amaray comum e normalmente odiado pelos colecionadores por ser muito molenga e não proteger satisfatoriamente a capa de papel pelo fato de ter "recortes econômicos" na sua construção.


Estojos de blu-ray

Como no caso dos estojos plásticos de dvd, os de blu-ray também são muito semelhantes entre si. Geralmente produzidos na cor azul, marcas como Amaray, Vortex e Elite, produzem estojos em espessuras e capacidades variadas. E essa gama de variações já começou na época da luta entre os formatos blu-ray e HD-DVD. O de blu-ray com 11mm de espessura (MeadWestvaco Vortex) e o de HD-DVD com 12,5mm (este da Seastone Elite que viria a passar os direitos à Viva).

MeadWestvaco
é a empresa-mãe da AGI Polymatrix e AGI mídia. Vortex foi originalmente desenvolvido pela AGI Polymatrix. Enquanto a Amaray é uma marca AGI Media, que, repetindo o que aconteceu com os estojos de dvd, foi considerado por muitos como um termo genérico para todos os tipos de embalagem plástica (como quando chamam de "Xerox" qualquer fotocópia ou de "Gillete" qualquer lâmina de barbear), mas os estojos de blu-ray específicos da marca Amaray tem espessura de 14 mm e capacidade para até 3 discos.


Da mesma forma que nos estojos de dvd, existem os estojos genéricos, com cores diferentes e até as versões ecológicas das principais marcas.

Abaixo uma lista de tipos de estojos plásticos para blu-ray existentes:

6mm - Viva Elite (
para 1 ou 2 discos)
11mm - MeadWestvaco Vortex (para 1 ou 2 discos, possuem relevo na logo e com uma trava de segurança após o fechamento da tampa)
11mm - MeadWestvaco Eco-Lite Vortex (para 1 ou 2 discos, modelo ecológico que "economiza plástico" com partes recortadas, com trava de segurança)
11mm Nexpak PremierPak (para 1 ou 2 discos, com semelhanças ao Vortex e Elite Viva, possuem relevo na logo, com trava de segurança)
11mm Scanavo (para 1 disco, com logo em relevo, mas sem trava de segurança)
11mm Scanavo Vixible (para 1 disco, com transparência na área em que fica o encarte de capa para obter maior visibilidade da arte interna)
12.5mm Viva Elite (Para 1, 2 ou 3 discos, onde para inclusão de 3 discos, um fica no estojo e os outros dois numa bandeja. A logo é como um carimbo prateado e pouco profundo)
14mm AGI Amaray (Para 1, 2 ou 3 discos, onde para inclusão de 3 discos, um fica no estojo e os outros dois numa bandeja. Sem trava de segurança)
14mm Scanavo Vixible (Para 1 disco. Sem trava de segurança)
15mm Viva Elite Cases (Para 1 a 6 discos, usando de estojo e até 2 bandejas para aumentar a capacidade de discos)
15mm Scanavo (para 1 ou 2 discos, logo em relevo)
15mm Scanavo "Criterion" (Para 1 disco, criado para as edições da Criterion. Não usa corantes e não possui a logo "bluray disc")
15.8mm MeadWestvaco Vortex Cases (Para 3 a 4 discos, com as dobradiças para a inserção da bandeja feitas mais numa das bases do estojo e não na dobra do estojo)
21.8mm MeadWestvaco Vortex Cases (5 a 6 discos, com dobradiças nas 2 bases do estojo para duas bandejas)
25mm Viva Elite Cases (De 7 a 10 discos, com um sistema de presilhas de bandejas na dobra do estojo)
44mm Amaray Megapack (De 6 a 12 discos, onde as bandejas formam uma estrutura conjunta encaixada no estojo, mas solta)


Para reconhecer:
No topo: ELITE - O logo impresso no estojo.
No meio: AMARAY - Logo em relevo.
Embaixo: VIDEOLAR (produzido no Brasil). Logo impresso dentro de um formato de retângulo no estojo.




Steelbook

Uma das embalagens mais procuradas pela sua qualidade e beleza e muito utilizada para blu-rays (tipo G2), apesar de também ter sido usada para dvds (tipo G1), chama-se "steelbook". Fabricado pela Scanavo, o steelbook é composto de parte externa metálica e a parte interna plástica e oferece uma gama enorme de possibilidades artísticas no estojo, como relevos, tintas, texturas e arte interna.




Viva Metal Box

Muito semelhante ao steelbook, onde a diferença técnica mais importante está em sua lombada/dobradiça de metal que pode incluir arte por dentro também em metal.



Ironpack

Também com uma dobradiça diferenciada semelhante ao do viva metal box, o ironpack se diferencia também por ser mais largo em sua espessura que o padrão dos steelbooks.





Futurepak

Outro estojo bastante similar ao steelbook em tamanho, material e formato é o futurepak (também chamado de metalpak), mas sua diferença principal reside na lateral que aqui funciona como dobra direta entre as partes da frente e costas do estojo.




Latas ou "tin box"

Também há o uso de latas mais comuns para envolver e simplesmente guardar o estojo de dvd ou blu-ray propriamente dito, geralmente em edições limitadas. No Brasil algumas foram lançadas inclusive acondicionando outros itens junto aos estojos, como brindes, cards, bonés, etc... Devido aos padrões de tamanhos grandes das latas fabricadas no Brasil, que muitas vezes deixavam o estojo "balançando" e totalmente solto dentro delas, muitos a chamam de "latas de biscoito". Mas as latas de edições importadas costumam ter um tamanho bem mais condizente com o estojo ou material interno que é acondicionado nelas ou até mesmo são confeccionadas latas diferenciadas com padrão exclusivo para a própria edição.



Digibook e blu-ray book


Outro tipo de embalagem muito procurada é o digibook. Também usado para dvds, porém mais usado para lançamentos especiais de blu-rays e nesse caso chamado de "blu-ray book". Este belo tipo de edição mistura uma ou duas áreas com digitrays coladas na capas e páginas de livro, podendo parecer externamente apenas um belo livro de capa dura. Na Alemanha edições assim são conhecidas como "mediabooks".



FR4ME Media
Embalagem interessante e diferente criada pela Scanavo, onde o estojo funciona como uma moldura. As capas frontal e posterior do estojo podem ser trocadas e invertidas deixando a parte escrita para dentro e mostrando externamente o que seria apenas uma arte interna como um quadro.


  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget