Doctor Who - Décimo Doutor


Com o anúncio da substituição do ator Christopher Eccleston na série Doctor Who, o nono Doutor sofreria sua primeira regeneração da retomada da série. E o ator escolhido para ser seu substituto foi o escocês David Tennant (na verdade seu nome é David John McDonald. O nome “Tennant” foi adotado por ele em homenagem a Neil Francis Tennant, da banda Pet Shop Boys). Tennant estreou como ator aos 18 anos, na série Dramarama e teve seu primeiro papel cinematográfico, no filme Paixão Proibida (1996), filme este protagonizado por Christopher Eccleston, seu antecessor no futuro papel em "Doutor Who". Ele atuou em diversas séries e entre os filmes que antecederam seu papel em Doctor Who, pode-se destacar "Absolutamente Los Angeles" (1996), "The Last September" (1999), "Bright Young Things" (2003) e "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005).


Tennant já disse em entrevistas que quando era criança dizia aos pais que queria ser ator porque era fã de "Doctor Who" e 3 anos antes de estrear como Doutor ele pode ter seu primeiro contato com a série, como dublador de um personagem secundário numa animação realizada antes do revival, "The Scream of the Shalka" (2003), um arco de 6 episódios em animação produzido pela BBC onde Richard E. Grant faz o papel do Doutor e Derek Jacobi faz o Mestre (papel que repetiria na terceira temporada da nova série, no episódio "Utopia").


Mais afastado dos efeitos emocionais deixados pela Guerra do Tempo, o décimo Doutor de Tennant consegue lidar melhor com tudo que passou sendo mais alegre, falante, bem humorado, insolente e irreverente, apesar de percebermos em alguns episódios ainda nutrir raiva, arrependimento e vulnerabilidade em seu íntimo. Seu traje principal foi um paletó (marrom ou azul), gravata, um longo casaco marrom e um tênis estilo All Star.


O décimo Doutor se tornou muito popular entre os fãs da série e bastante aclamado pela crítica. Em 2006, os leitores de "Doctor Who Magazine" votaram em Tennant como "O Melhor Doutor" e recebeu aclamação da crítica sobre o eterno favorito Tom Baker. Ele também ganhou o "National Television Awards" como "Ator Mais Popular" em 2006 e 2007, e o prêmio de "Desempenho Dramático" em 2008 e 2010. O IGN classificou-o como melhor Doutor em 2011. Talvez por isso, sua fase de regeneração para o décimo primeiro Doutor tenha sido a mais demorada, tendo sua morte profetizada, passando por ameaças graves até finalmente regenerar. E mesmo assim, antes do processo final, o Doutor fez uma série de visitas de despedida a pessoas queridas, algo inédito na série. Toda essa fase ocorreu numa série de especiais que ocorreram desde o Natal de 2008, até o primeiro dia de 2010, ou seja, após o término da temporada de 2008, servindo de ligação para a quinta temporada da série e marcando o fim da era do décimo Doutor.


Outro ponto importante sobre a regeneração do décimo Doutor é que ele foi o único a usar uma regeneração porém mantendo sua própria forma. Na verdade, o que ocorreu foi que bem antes de sua fatídica regeneração para o décimo primeiro Doutor, ele teve uma regeneração, mas não completamente utilizada, graças a sua mão cortada que havia sido guardada na TARDIS. Ao direcionar a energia regenerativa para a mão, ele não precisou mudar de forma e nem gastar toda energia regenerativa do processo. Infelizmente, após o ocorrido, Donna Noble tocou o recipiente da mão energizada, e um processo biológico foi iniciado automaticamente criando um corpo idêntico ao Doutor baseado na estrutura humana de Donna e mesclando a ela certas características do Doutor. Isso fez com que o restante da energia do processo de uma regeneração que não havia sido utilizada fosse gasto.



Entre seus companheiros de viagem, teve Rose Tyler (Billie Piper) (ainda de sua encarnação anterior), a estudante de medicina Martha Jones (Freema Agyeman) e a funcionária temporária que queria se casar, Donna Noble (Catherine Tate). O décimo Doutor teve encontros com Sarah Jane Smith, companheira de viagens de Doutores da série clássica. Eventualmente se juntou a eles até o final da série de 2008 no episódio "Journey's End", depois que tentou viajar sozinho seguindo pelos especiais de 2008 a 2010. Tennant também co-estrelou em dois episódios na série spin-off "The Sarah Jane Adventures".



Children in Need de 2005 (mini episódio)
Born Again

Episódio especial de Natal (2005)
"Invasão Natalina" (The Christmas Invasion)

Episódios da 2ª Temporada (2006)
"Nova Terra" (New Earth)
"Dente e Garra" (Tooth and Claw)
"Reunião na Escola" (School Reunion)
"A Garota na Lareira" (The Girl in the Fireplace)
"A Ascensão do Homem Cibernético" (Rise of the Cybermen)
"A Era do Aço" (The Age of Steel)
"A Lanterna do Idiota" (The Idiot's Lantern)
"O Planeta Impossível" (The Impossible Planet)
"O Poço do Diabo" (The Satan Pit)
"Amor e Monstros" (Love & Monsters)
"Tema-a" (Fear Her)
"Exército Fantasma" (Army of Ghosts)
"O Dia do Juízo Final" (Doomsday)

Episódio de Natal (2006)
"A Noiva em Fuga" (The Runaway Bride)

Episódios da 3ª Temporada (2007)
"Smith e Jones" (Smith and Jones)
"O Código Shakespeare" (The Shakespeare Code)
"Congestionamento" (Gridlock)
"Daleks em Manhattan" |(Daleks in Manhattan)
"Evolução dos Daleks" (Evolution of the Daleks)
"O Experimento Lázaro" (The Lazarus Experiment)
42
"Natureza Humana" (Human Nature")
"A Família de Sangue" (The Family of Blood)
"Não Pisque" (Blink)
Utopia
"O Som dos Tambores" (The Sound of Drums)
"O Último dos Senhores do Tempo" (Last of the Time Lords)

Animação (2007)
"A Busca do Infinito" (The Infinite Quest)

Children in Need de 2007 (mini episódio)
"Falha no Tempo" (Time Crash)

Episódio de Natal (2007)
"Viagem dos Amaldiçoados" (Voyage of the Damned)

 Episódios da 4ª Temporada (2008)
"Parceiros do Crime" (Partners in Crime)
"Os Fogos de Pompéia" (The Fires of Pompeii)
"Planeta dos Ood" (Planet of the Ood)
"O Estratagema Sontaran" (The Sontaran Stratagem)
"O Céu Envenenado" (The Poison Sky)
"A Filha do Doutor" (The Doctor's Daughter)
"O Unicórnio e a Vespa" (The Unicorn and the Wasp)
"Silêncio na Biblioteca" (Silence in the Library)
"Floresta dos Mortos" (Forest of the Dead)
"Meia-Noite" (Midnight)
"Vire à Esquerda" (Turn Left)
"A Terra Roubada" (The Stolen Earth)
"O Fim da Jornada" (Journey's End)


Episódio Especial de Natal (2008)
O Próximo Doutor (The Next Doctor)


Episódio Especial de Páscoa (2009)
Planeta dos Mortos (Planet of the Dead)


Episódio Especial de Outono (2009)
As Águas de Marte (The Waters of Mars)

Animação (2009)
"Terra dos Sonhos" (Dreamland)

Children in Need de 2009 (mini episódio)
The End of Time - Christmas Special Preview


Episódio Especial de Natal (2009)
O Fim dos Tempos - parte 1 (The End of Time - part 1)

Episódio Especial de Ano Novo (2010)
O Fim dos Tempos - parte 2 (The End of Time - part 2)




  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget