Stargate


Iniciada com o longa metragem para o cinema "Stargate: A Chave Para o Futuro da Humanidade" (1994), a franquia Stargate hoje inclui três séries de TV: "Stargate SG-1" (1997-2007), "Stargate Atlantis" (2004-2009) e "Stargate Universe" (2009-2011). Além dos longas "Stargate: A Arca da Verdade" e "Stargate: Linha do Tempo" (ambos de 2008) e diversos romances e outras fontes que estendem seu universo.


Segundo as produções, a maioria das mitologias da Terra teria por base acontecimentos envolvendo alienígenas que visitaram ou controlaram as civilizações do planeta no passado distante, dentre eles os Goa'ulds que, ao se passarem por deuses no antigo Egito, faziam os humanos de escravos e usavam um portal (Stargate) para transportar trabalhadores da Terra para outros planetas habitáveis. Em certo momento, os egípcios se rebelaram e teriam forçado os alienígenas a sairem do planeta, enterrando o portal, que só seria encontrado em 1928, no Plateau de Gizé.



Stargate SG-1
Focada na equipe SG-1 e sua base secreta da Força Aérea dos EUA chamada Stargate Command (SGC), a série mostra uma equipe formada por Jack O'Neill (um oficial da Força Aérea dos EUA, piloto e ex-integrante de unidade de forças especiais), Samantha Carter (uma oficial da Força Aérea dos EUA, com doutorado em astrofísica), Daniel Jackson (um doutor em arqueologia, antropologia e filologia), e Teal'c (um guerreiro jaffa do planeta Chulak) utilizando o portal estelar (Stargate) para explorar outros mundos e defender a Terra contra ameaças alienígenas.


A série criada por Wright e Jonathan Glassner baseada no filme Stargate de 1994, foi produzida pela MGM e filmada no Bridge Studios, em Vancouver, Canadá. Com 10 temporadas de 1997 a 2007, Stargate SG-1 tornou-se o seriado de ficção científica mais duradouro da televisão americana, chegando a ultrapassar The X-Files.



Stargate Atlantis
Stargate Atlantis, foi ao ar em 2004 como "spin-off” da série Stargate SG-1. As duas séries foram produzidas paralelamente, com histórias que se entrelaçavam em tempo simultâneo. A trama de Stargate Atlantis se iniciava no episódio de Stargate SG-1 da sétima temporada, "Lost City", onde a equipe SG-1 encontra um posto avançado construído pela raça conhecida como "os Anciões" na Antártida. Após os eventos no episódio de estreia da oitava temporada de Stargate SG-1, "Nova Ordem", o Comando Stargate envia uma equipe para investigar o posto e o Dr. Daniel Jackson descobre a localização da maior cidade criada pelos Anciões, Atlântida.

Criada por Brad Wright e Robert C. Cooper, a série teve 5 temporadas e foi um sucesso para o Sci Fi Channel, sendo particularmente popular na Europa e Austrália. Apesar de poucos elogios da crítica, Stargate Atlantis foi bastante premiada e recebeu muitas indicações a prêmios.




  • RSS

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget