Alien


Alien: O Oitavo Passageiro (1979) era para ser só uma obra de ficção científica de baixo orçamento na esteira do sucesso de "Guerra nas estrelas" (1977). Com Sigourney Weaver no papel da subtenente Ripley, o filme tinha como antagonista um alienígena hostil que perseguia a tripulação da nave USCSS Nostromo. O roteiro de Dan O'Bannon e Ronald Shusett, com direção de Ridley Scott, além do grande diferencial no design da criatura criado pelo artista suíço H.R. Giger, fizeram do filme uma verdadeira obra prima do cinema de horror e ficção, dando-lhe inclusive o Oscar de melhores efeitos visuais. Aclamado pela crítica e um sucesso de bilheteria, a obra acabou se tornando referência na produção para muitos filmes em Hollywood, gerando um grande investimento de gênero da Fox e uma franquia enorme de livros, quadrinhos, jogos e brinquedos, como também três sequências diretas e novos filmes, seguindo até hoje como uma das mais lucrativas da história do cinema.


Suas sequências foram Aliens: O resgate (1986), Alien 3 (1992) e Alien: A ressurreição (1997). Durante o desenvolvimento daquele que seria o quinto filme, os produtores resolveram fundir a franquia Alien com a de Predador, o que "afugentou" Ridley Scott e James Cameron do projeto. Nesta mescla foram feitos dois filmes: Alien vs. Predador (2004) e Aliens vs. Predador: Réquiem (2007), também chamados por suas abreviaturas AVP e AVP:R. Mas Ridley Scott retornaria à franquia anos depois com os filmes pré-sequeciais Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).


O visual da criatura talvez seja o cânone mais marcante e impressionante da franquia. Quando Ridley Scott procurava para seu filme um designer que pudesse desenvolver uma criatura diferente de tudo que já havia sido feito, Dan O’Bannon lembrou de um artista plástico que havia conhecido na versão de Duna de Alejandro Jodorowsky que nunca foi realizada. Este artista era H.R. Giger.

Necronom IV, pintura de H.R.Giger (1977)

A arte de Giger assustou e, ao mesmo tempo, deslumbrou O’Bannon. Por isso ele enviou ao diretor uma cópia de um trabalho do artista, intitulado "Necronom IV".  Ao ver a imagem, de imediato Ridley sabia que havia encontrado seu monstro e todo o conceito do Xenomorfo para o filme. Giger fez modificações deixando a criatura ainda mais ameaçadora e aterrorizante e criaram uma fantasia que ao ser usada pelo nigeriano Bolaji Badejo, fazia a criatura ser tão realista e assustadora que metia medo nos atores de verdade no set de filmagens.

Bolaji Badejo em sua roupa de Alien




Alien: O oitavo passageiro (1979)
Os tripulantes da nave Nostromo recebem estranhos sinais vindos da lua LV-426. Quando sua equipe investiga o local, um deles é atacado por uma misteriosa criatura. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em terror constante para todos dentro da nave.


Aliens: O resgate (1986)
Após dormir cinquenta e sete anos, Ripley, a única sobrevivente dos eventos do filme anterior, descobre que o local, onde tudo ocorreu com sua nave, foi colonizado e, apesar das pressões, decide retornar para salvar as setenta famílias lá existentes. Mas talvez todo o armamento mais moderno que possuam seja pouco para enfrentar criaturas tão perigosas.



Alien 3 (1992)
Ripley é a única sobrevivente quando sua nave avariada cai em Fiorina 161, um planeta inóspito que abriga uma colônia penal para condenados por crimes violentos. Mas um Alien híbrido veio a bordo de sua nave e isso significa que todos terão grandes problemas.


 Alien: A ressurreição (1997)
A tenente Ripley acorda dois séculos após os eventos de "Alien 3" e descobre que na verdade cientistas a recriaram através da clonagem. Porém ela é agora uma espécie de híbrido entre o ser humano e a criatura Alien.



Alien vs. Predador (2004)
Os satélites do bilionário Charles Bishop Weyland detectam uma pirâmide enterrada sob o gelo antártico e ele monta uma equipe de cientistas, arqueólogos e engenheiros para explorá-la. A equipe descobre que a pirâmide abriga duas espécies de alienígenas. Uma delas considera os humanos incubadores para seus jovens. A outra espécie caça seus opostos por diversão. A equipe de Weyland acaba no meio deste fogo cruzado.


Aliens vs. Predador: Réquiem (2007)

Após os eventos de "Alien vs. predador", uma nave com Predadores e Aliens cai em Gunnison, no Colorado. Um Predador sobrevivente enfrentará Aliens praticamente indestrutíveis. Em meio a esta guerra, estão os humanos, que assistem a esta batalha como vítimas.


Prometheus (2012)
Uma equipe de cientistas embarca em uma jornada espacial para investigar traços de uma civilização que teria dado origem à humanidade. No planeta de destino, eles encontram criaturas poderosas e revelações assustadoras.



Alien: Covenant (2017)
Dez anos depois dos eventos de "Prometheus", a nave de colonização Covenant sofre avarias e um robô desperta parte da tripulação. Ao invés de seguir seu destino, desviam para um planeta mais próximo, não mapeado, e encontram outro ser "sintético".




_______________________________________________







  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget