Doctor Who - Décimo terceiro 'Doutor', a primeira Doutora


No especial de Natal de 2017 "Twice Upon A Time" o décimo segundo Doutor passaria por sua regeneração e Peter Capaldi deixaria seu papel de Senhor do Tempo para introduzir em seu lugar a atriz Jodie Whittaker. O anúncio de que uma atriz seria o décimo terceiro Doutor, ou melhor (dizendo em português), a primeira Doutora da série Doctor Who, chamou bastante atenção da mídia e dividiu opiniões dos fãs. Afinal seria uma mudança drástica no decorrer de décadas sempre com um "Doctor" do gênero masculino, e um corajoso e delicado passo rumo ao desconhecido, mas que ao mesmo tempo poderia abrir uma gama de novidades na série.


Jodie trabalhara na série Broadchurch, criada por Chris Chibnall, o substituto de Steven Moffat como showrunner de Doctor Who. Da mesma série participaram atores relacionados à Doctor Who, como David Tennant (o décimo Doutor), Arthur Darvill (Rory) e David Bradley. Ela também atuou na peça "Antígona", no National Theatre em Londres, onde contracenava com Christopher Eccleston, o nono Doutor. Além de filmes como "Venus" (2006), "Ataque ao Prédio" (2011) e o episódio "The Entire History of You" de "Black Mirror", em 2006, Jodie curiosamente participou da série "Doctors" (uma novela sobre médicos). Em 2017 protagonizou a série "Trust Me" no papel da enfermeira Cath Hardacre que, após perder o emprego, toma a identidade de uma doutora.


A mudança de gênero não seria a única mudança na série. Já com nova logo e com uma temporada pré anunciada só com 10 episódios porém mais longos, a série traria mudanças na TARDIS e chave sônica, além de mudanças no estilo, fotografia e novos companheiros para a doutora em suas aventuras. Também foi pretendido por Chris Chibnall que os episódios fossem mais fechados em si para captar espectadores casuais, ou seja, uma abordagem diferente da usada por seu antecessor Steven Moffat.

Mais pela forma do que pelo conteúdo, a chegada da primeira doutora foi marcada por muitas críticas, principalmente por Chibnall adotar inicialmente um excessivo enfoque e didatismo exagerado em questões sociais que por vezes se destacavam completamente da aventura. Outro ponto negativo foi a fuga do enfrentamento da nova condição de gênero da personagem. Tendo alimentado a expectativa do público nesse sentido, não se viu a Doutora descobrindo-se com seu novo corpo. Limitando-se a jogá-la literalmente em meio à ação ininterrupta. Em contrapartida algumas aventuras foram bastante elogiadas e se desvencilhavam desse formato "engessado", como por exemplo os episódios "Kerblam!" e "Fugitive of the Judoon". E nesse andamento controverso seria inserida talvez a maior continuidade retroativa da série, expandindo possibilidades numa mudança no cerne do personagem. Doutor(a) teria vivido uma mentira por muito tempo, e poderia ter vivido outras regenerações desconhecidas no passado.

Infelizmente Chris Chibnall não estava indo bem à frente da série. Apesar de trazer visuais deslumbrantes e personagens carismáticos, a 13ª temporada, intitulada "Flux", mostrava um roteiro confuso e inchado. Os esforços de Chibnall para melhorar a série tornaram ela mais bagunçada, piorando cada vez mais sua situação. Até que foi decidida sua substituição pelo responsável pela renovação da série de 2005 a 2010, Russell T Davies.

 

Twice Upon A Time - especial de Natal 2017


11ª Temporada
The Woman Who Fell to Earth
The Ghost Monument
Rosa
Arachnids in the UK
The Tsuranga Conundrum
Demons of the Punjab
Kerblam!
The Witchfinders
It Takes You Away
The Battle of Ranskoor Av Kolos

Resolution (Especial de Ano Novo)

12ª Temporada
Spyfall: Part 1
Spyfall: Part 2
Orphan 55
Nikola Tesla's Night of Terror
Fugitive of the Judoon
Praxeus
Can You Hear Me?
The Haunting of Villa Diodati
Ascension of the Cybermen
The Timeless Children

Revolution of the Daleks - Especial de Ano Novo

13ª Temporada

The Halloween Apocalypse
War of the Sontarans
Once, Upon Time
Village of the Angels
Survivors of the Flux
The Vanquishers

Eve of the Daleks - Especial de Ano Novo
Legend of the Sea Devils - Especial de Páscoa
The Power of the Doctor - Especial do centenário da BBC







  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget