Doctor Who - Décimo terceiro 'Doutor', a primeira Doutora


No especial de Natal de 2017 "Twice Upon A Time" o décimo segundo Doutor passaria por sua regeneração e Peter Capaldi deixaria seu papel de Senhor do Tempo para introduzir em seu lugar a atriz Jodie Whittaker. O anúncio de que uma atriz seria o décimo terceiro Doutor, ou melhor (dizendo em português), a primeira Doutora da série Doctor Who, chamou bastante atenção da mídia e dividiu opiniões dos fãs. Afinal seria uma mudança drástica no decorrer de décadas sempre com um "Doctor" do gênero masculino, e um corajoso e delicado passo rumo ao desconhecido, mas que ao mesmo tempo poderia abrir uma gama de novidades na série.


Jodie trabalhara na série Broadchurch, criada por Chris Chibnall, o substituto de Steven Moffat como showrunner de Doctor Who. Da mesma série participaram atores relacionados à Doctor Who, como David Tennant (o décimo Doutor), Arthur Darvill (Rory) e David Bradley. Ela também atuou na peça "Antígona", no National Theatre em Londres, onde contracenava com Christopher Eccleston, o nono Doutor. Além de filmes como "Venus" (2006), "Ataque ao Prédio" (2011) e o episódio "The Entire History of You" de "Black Mirror", em 2006, Jodie curiosamente participou da série "Doctors" (uma novela sobre médicos). Em 2017 protagonizou a série "Trust Me" no papel da enfermeira Cath Hardacre que, após perder o emprego, toma a identidade de uma doutora.


A mudança de gênero não seria a única mudança na série. Já com nova logo e com uma temporada pré anunciada só com 10 episódios porém mais longos, a série traria mudanças na TARDIS e chave sônica, além de mudanças no estilo, fotografia e novos companheiros para a doutora em suas aventuras. Também foi pretendido por Chris Chibnall que os episódios fossem mais fechados em si para captar espectadores casuais, ou seja, uma abordagem diferente da usada por seu antecessor Steven Moffat.

Mais pela forma do que pelo conteúdo, a chegada da primeira doutora foi marcada por muitas críticas, principalmente por Chibnall adotar inicialmente um excessivo enfoque e didatismo exagerado em questões sociais. Em contrapartida algumas aventuras foram bastante elogiadas e se desvencilhavam desse formato "engessado", como por exemplo os episódios "Kerblam!" e "Fugitive of the Judoon". E nesse andamento controverso seria inserida talvez a maior continuidade retroativa da série, expandindo possibilidades numa mudança no cerne do personagem. Doutor(a) teria vivido uma mentira por muito tempo, e poderia ter vivido outras regenerações desconhecidas no passado.

A décima terceira Doctor é atual encarnação da personagem e muito ainda está por vir.

 

Twice Upon A Time - especial de Natal 2017


11ª Temporada
The Woman Who Fell to Earth
The Ghost Monument
Rosa
Arachnids in the UK
The Tsuranga Conundrum
Demons of the Punjab
Kerblam!
The Witchfinders
It Takes You Away
The Battle of Ranskoor Av Kolos

Resolution (Especial de Ano Novo)

12ª Temporada
Spyfall: Part 1
Spyfall: Part 2
Orphan 55
Nikola Tesla's Night of Terror
Fugitive of the Judoon
Praxeus
Can You Hear Me?
The Haunting of Villa Diodati
Ascension of the Cybermen
The Timeless Children

Revolution of the Daleks (Especial de Ano Novo)







  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

ÚLTIMAS POSTAGENS

Recent Posts Widget